As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e continuar
Nossa trajetória
Linha do tempo do nosso centenário
  • 1934
    Surge a ideia de unificação da UEB
    Surge a ideia de unificação da UEB com o objetivo de reduzir o grande número de instituições escoteiras existentes que enfraquece o Movimento como um todo.
  • 1935
    Concentração nacional na Quinta da Boa Vista
    Realizada, uma concentração nacional na Quinta da Boa Vista, com 2 mil escoteiros do Distrito Federal, Estado do Rio, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.
  • 1936
    Regulamento Técnico da UEB
    Publicado o Regulamento Técnico da UEB
  • 1937
    V Jamboree Mundial
    Realizado em Vogelezang, Bloemendaal, Holanda, o V Jamboree Mundial. O evento teve representação de 5 jovens brasileiros integrantes dos atuais 2º SP GE Carajás e 75º RJ GEAr Baden-Powell, liderados pelo escotista Jack Hunter.
    Termo de entrega
    Em 2 de junho de 1937, é lavrado o termo de entrega, pelo Ministério da Marinha, à Federação Brasileira dos Escoteiros do Mar, para usufruto, da ilha de Boa Viagem.
  • 1938
    Excursão da Associação de Escoteiros Afonso Arinos
    Numa excursão da Associação de Escoteiros Afonso Arinos, de trem de Belo Horizonte para São Paulo, em 19 de dezembro de 1938, na madrugada, o trem bate num trem de minério que subia a serra, causando a morte de um escoteiro e um lobinho. Os escoteiros ajudam a atender os feridos, e o monitor Caio Viana Martins recusa o uso da maca dizendo, com um sorriso: “Há muitos feridos. Um escoteiro caminha com suas próprias pernas”.
  • 1939
    I Ajuri Nacional Escoteiro
    É realizado o I Ajuri Nacional Escoteiro na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, com a participação de 4.000 escoteiros
  • 1940
    Estádio Caio Martins
    Em setembro, o estádio situado na rua Presidente Backer, em Niterói, adquirido pelo Estado do Rio de Janeiro e destinado ao preparo cívico da juventude através de desportos educativos, é denominado “Estádio Caio Martins” por decreto do interventor federal, comandante Amaral Peixoto.
  • 1941
    Primeira edição do manual “Para ser Escoteiro"
    É publicada a primeira edição do manual “Para ser Escoteiro” de Francisco Floriano de Paula.
  • 1942
    Semana da Pátria comemorada com um grande acampamento
    A Semana da Pátria é comemorada com um grande acampamento, na Quinta da Boa Vista, com a participação de cerca de 2000 escoteiros.