As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e continuar
Nossa trajetória
Linha do tempo do nosso centenário
  • 1964
    IV Conferência Regional de Adestramento
    Após a Conferência Interamericana, João F. Brito e Carlos Gusmão participaram da IV Conferência Regional de Adestramento, na qual apresentaram o tema “Expansão do Adestramento”.
  • 1965
    I Jamboree Panamericano
    Realizado na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, o I Jamboree Panamericano.
    Primeiro Curso da Insígnia de Madeira para o Ramo Pioneiro
    Realizado, no Parque das Garças, em São Paulo, SP, o primeiro Curso da Insígnia de Madeira para o Ramo Pioneiro. O curso foi dirigido por Eugen E. Pfister.
  • 1966
    Primeira revisão do POR
    Publicada, em maio de 1966, a primeira revisão do POR, contendo as modificações aprovadas entre 1960 e 1965.
  • 1967
    Jamboree Mundial nos Estados Unidos
    25 brasileiros participam do Jamboree Mundial nos Estados Unidos, o contingente foi liderado por George “Tobby” Shellard. "
  • 1968
    Aventura Sênior Nacional
    É realizada, no Parque Nacional de Itatiaia, uma Aventura Sênior Nacional. Participaram 207 seniores de sete estados do Brasil.
    1º RS GE Georg Black
    Iniciada em Porto Alegre, no 1º RS GE Georg Black, a experiência da coeducação com pioneiras.
  • 1969
    Tapir de Prata
    Os astronautas Edwin Aldrin, Neil Armstrong e Michael Collins, que realizaram a primeira viagem à Lua, visitaram o Brasil e foram agraciados com o Tapir de Prata.
  • 1970
    II Jamboree Panamericano
    514 brasileiros participaram do II Jamboree Panamericano, realizado em Assunção, Paraguai, de 21 de janeiro a 3 de fevereiro de 1970.
  • 1971
    XIII Jamboree Mundial Escoteiro
    Realizado em Shizoka, no Japão, o XIII Jamboree Mundial Escoteiro. A delegação brasileira era composta por 32 escoteiros e 15 escotistas, e foi chefiada por Gastão Lacreta. Durante o jamboree, o campo foi evacuado devido à chegada de um tufão, mas a delegação brasileira recusou-se a partir e enfrentou bravamente a tormenta.
  • 1972
    Reunião Ordinária do Conselho Nacional em Aracaju
    Realizada a Reunião Ordinária do Conselho Nacional em Aracaju, SE, pela primeira vez, desde que iniciadas as reuniões anuais deste órgão, o evento foi realizado fora do sul/sudeste do Brasil. Durante uma das sessões, foi entregue à Chefe Maria Peróla Sodré um diploma de reconhecimento pelos serviços prestados ao Escotismo, concedido pelo CIE.
  • 1973
    Distintivo de "Lis de Ouro"
    Criado o distintivo de “Lis de Ouro”.
    Aprovação da transferência da sede nacional
    Aprovada a transferência da sede nacional do Rio de Janeiro para Brasília, DF.